#DICA DE LEITURA NA QUARENTENA

Decamerão de Bocaccio
100 contos relatados em noites de fuga do tédio por um grupo de sete moças e três rapazes, que se abrigam em uma vila isolada de Florença na tentativa  de  se afastarem dos riscos da cidade tomada pela peste negra, pelo pânico e  pelo terror de uma epidemia que matou cerca de um terço da população que habitava o continente europeu em meados do século XIV.

Bocaccio provavelmente iniciou o Decamerão após a epidemia de 1348 e o concluiu em 1353. Os vários contos de amor em Decamerão vão do erótico ao trágico; contos de sagacidade, piadas e lições de vida. Além do seu valor literário e ampla influência, este maravilhoso livro retrata um mundo em crise assolado por dúvidas e medos, mas que se renova pelo olhar satírico sobre o passado e pela afirmação libertária, e muitas vezes libertina, de novas formas de convívio social. Um documento da vida de uma época distante, que se torna radicalmente atual. Escrito para ser lido em voz alta pode ser uma alternativa interessante para fazer 40 dias passarem num folear. O novo pode estar no passado. Contar histórias picantes e engraçadas para passar o tempo, enquanto se espera que a peste desapareça. Atraente.

Originalmenre escrito na língua florentina, é considerado uma obra-prima da prosa clássica italiana precoce. Diversão garantida para quem quer curtir um estilo de texto enriquecedor em muitos sentidos. Facilmente encontrado em sebos a preços módicos, também em edições novas.

John_William_Waterhouse_-_The_Decameron

Um Conto de Decamerão, John William Waterhouse, 1916, tinta a óleo, tela, 101 cm x 159 cm, Lady Lever Art Gallery.

Sobre Luciano Medina Martins

Journalist, blogger, activist against the abuses of states that violate citizens' rights. I don't write about one only topic, I like to interact with many different issues. No fake news here.
Esta entrada foi publicada em Behaviour, Comportamento, Coronavirus, Cultura, literatura com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.