A melhor metáfora para a MP 867 que tramita no Congresso com a intenção de mudar o Código Florestal Brasileiro é a dos avarentos que mataram a galinha dos ovos de ouro para assim encontrarem dentro da galinha todos os ovos de ouro, terminaram com nada além de uma galinha morta. O verde da bandeira do Brasil é a marca registrada que mais agrega valor ao agronegócio brasileiro. Abundância de água, solo fértil, gado criado em contato com ambientes naturais que o torna mais saudável, peixes de origem natural em rios não poluídos, grãos com alta qualidade por que se desenvolvem em um regime de chuvas que dão condições ao crescimento de boas safras a um custo menor, sem irrigação artificial. Produtos da extração florestal sustentável com alto valor de mercado. A lista é longa de qualidades do agronegócio brasileiro que respeita a floresta, as nascentes, o ciclo de águas que são nossos maiores patrimônios.
Mas querem matar a galinha dos ovos de ouro. Outros países já passaram por este processo, entre eles os EUA. Que tem vastas regiões desertificadas pela exploração predatória de florestas e pela agricultura extensiva que não preservou árvores. Só lembrando um pequeno detalhe na história recente: Belo Monte. Uma hidroelétrica que virou uma gigantesca cicatriz na região mais inexplorada da bacia do rio Xingu, foi uma verdadeira tragédia ambiental, política, social, antropológica e fonte de muita corrupção.
Agora o governo que se elegeu com amplo apoio de ruralistas está irresponsavelmente pondo em risco todo o mercado do agronegócio, liberando agrotóxicos superados e proibidos em outros países, fazendo vistas grossas a bandidos que desmatam e exportam ilegalmente madeira protegida por lei. E o agronegócio que cumpre a lei fica se sentindo feito de idiota. Afinal esse não era o governo que iria combater os bandidos? Fazer cumprir a lei?
O Brasil é o campeão da insegurança jurídica, a cada 4 ou 8 anos mudam as regras dos negócios, desorganizando-se segmentos inteiros da economia. A fragilização das marcas e negócios que vendem no mundo inteiro o Brasil “verde” interessa a quem? Enquanto essa medida provisória tramita nos gélidos corredores das comissões do Congresso Nacional a “inteligência” dos nossos universitários, ainda sob o efeito anestésico das cartilhas de ultra esquerda, estão preocupados com o pai do presidente da OAB, com a justiça “histórica”. Que belo bode colocado na sala. Bolsonaro é um gênio da mídia social. Enquanto todos olham para o bode, matam a galinha dos ovos de ouro.
Só para lembrar estamos colhendo uma super safra histórica de milho. Fruto de um bom regime de chuvas, enquanto nos EUA, maior produtor mundial de milho houve seca e quebra histórica.