Porto Alegre: Centro do mundo

Qualquer um que more ou tenha morado em Porto Alegre sabe que seus cidadãos têm plena convicção de que a capital gaúcha é o centro do mundo. Se você ainda não tem certeza disso vá até o centro da cidade com uma câmera de vídeo e faça a pontual pergunta: Porto Alegre é o centro do mundo? Perto de 51% das respostas é de concordância sem questionamentos ou poréns. A minoria de 49%, formada por menos convictos, vão argumentar que se trata da mais bela cidade do mundo por sua extensa e arborizada orla, por que nela acontece o mais lindo por do sol do mundo (no Guaíba, que deságua no maior lago do mundo, a Lagoa dos Patos), que é nela que está a mais bonita rua do mundo (a Gonçalo de Carvalho), por ser em PoA a maior concentração de mulheres bonitas do mundo que ficou evidenciada durante a Copa do Mundo no Brasil, que no Portinho (apelido carinhoso mas desleal a causa) está a miss mundo mais bela de todos os tempos (Yeda Maria Vargas), que no velho Porto dos Casais viveu o mais importante poeta da língua portuguesa (Mário Quintana), que aqui é a melhor universidade federal do mundo todo, a UFRGS, esqueça Harvard e Oxford, não são federais.

A política de PoA também é uma referência mundial, com o modelo de democracia participativa mais avançado do mundo, o Orçamento Participativo. O Fórum Social Mundial não poderia ser em outro lugar senão em Porto Alegre, justamente onde hoje vive a mais poderosa líder feminina da contemporaneidade, Dilma Rousseff (aplausos), e onde está a parlamentar mulher que mais recebeu votos no planeta, Manuela (Hillary, Senadora por New York tem menos fãs).

Aqui foi definido o futuro do mais controverso e honesto estadista de todos os tempos, o ex-presidente que por um erro da natureza não nasceu no seu verdadeiro berço político, Porto Alegre; que também foi cenário do maior crime do mundo, o Crime da Rua do Arvoredo, em que um casal de açougueiros fazia linguiça de suas vítimas.
Se o assunto for futebol, não perca mais tempo com os esquemas táticos europeus. Os mais aguerridos e talentosos times do mundo são Internacional e Grêmio. Nenhum outro contexto do futebol poderia ter gerado o Rei de Roma, o Ronaldinho e o goleiro de nervos de aço, Taffarel, ganhador da copa do mundo. Não preciso lembrar ambos times são campeões mundiais e que os nomes de seus estádios dão conta da grandeza planetária destes times: Gigante do Beira Rio (já foi o maior estádio do mundo e hoje é o mais bonito) e Olímpico, que não é uma referência aqueles jogos meia boca, se refere a morada dos Deuses. Não vou me dedicar a uma longa lista de melhores jogadores por setor, senão este viraria o mais longo texto rápido do mundo.

No que tange a cultura em Porto Alegre todos os anos se ergue do Acampamento Farroupilha a maior coluna de fumaça com origem gastronômica do mundo, vista até mesmo da Estação Espacial Internacional. O que sugere que no Parque Maurício Sirotsky é assado o maior churrasco do mundo, incentivado pelo maior movimento de cultura regional deste planeta, o MTG.

Se você já passou pela capital do Cone Sul e não ouviu estes argumentos então saiba que Porto Alegre é a capital mundial da cerveja artesanal e onde o fica o Pub mais sonoro da terra, o Gravador Pub. Feliz Aniversário de Porto Alegre.
Luciano Medina Martins | jornalista

usina_reflexo

O mundo de cabeça para baixo. (Foto: Ivo Gonçalves)

Sobre Luciano Medina Martins

Journalist, blogger, activist against the abuses of states that violate citizens' rights. I don't write about one only topic, I like to interact with many different issues. No fake news here.
Esta entrada foi publicada em Artigo, Cultura, opinião com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.