O Parlamento Europeu está em meio a uma campanha para aumentar a participação dos eleitores nas urnas. Lá o voto não é obrigatório e a presença dos eleitores tem diminuído.
Uma das estratégias sendo discutidas é a possibilidade de que as eleições aconteçam via internet. Especialmente entre eleitores mais jovens poderia haver o aumento na participação. Entre um vídeo de YouTube e uma olhada no Facebook, os eleitores poderiam manifestar seu voto sem precisar se desconectar. O comitê para avaliação de opções em tecnologia e ciência do Parlamento Europeu está ouvindo especialistas e parlamentares sobre os prós e contras da eleição via internet (E-voting).
Bernd Beckert, do Instituto de Pesquisa e Inovação Fraunhofer, apresentou aos parlamentares o que considera serem pontos positivos e negativos da eleição via internet “já temos o e-commerce, a e-education, a e-administration, por que não termos eleições ou parlamentos na internet?”.
Na opinião de Beckert disponibilizar eleições via internet pode motivar os jovens a participarem mais das eleições, ao invés de ignorá-las. Para ele a votação via internet é o último passo para o processo de modernização baseado em TI para a administração pública. Entretanto, ele admite que existem riscos quanto a segurança, diferentemente do comércio via internet, as eleições são uma parte essencial da democracia, e se existem riscos de falhas ou fraudes, eles devem ser evitados.
Assista o vídeo da campanha do parlamento Europeu para instigar eleitores a irem as urnas, o slogan é “Sempre há tempo para votar.”
Source: www.europarl.europa.eu