
Professor precisa ser valorizado e apoiado para que a educação tenha qualidade, conclui relatório apresentado em New York esta semana. Photo: http://physics.about.com
Para melhorar as escolas públicas os Estados Unidas devem aumentar o status de ser um professor através da escolha de candidatos melhores, da oferta de melhores treinamentos aos professores contratados e remunerando melhor seus professores. Isto de acordo com o novo relatório que compara sistemas educacionais no mundo todo chamado “O que os Estados Unidos podem aprender com as mais bem sucedidas reformas educacionais no Mundo”.
Andreas Schleicher, que supervisiona o teste internacional conhecido pela sigla PISA, afirma, em seu relatório, que países com excelentes sistemas educacionais como Korea, Singapura e Finlândia, recrutam somente os melhores alunos das faculdades para serem professores e lhes dão apoio com monitoria, ajuda no planejamento de aulas e buscam mais respeitabilidade para a profissão.
“Ser professor nos Estados Unidos não é mais uma ocupação de alto status” afirma Schleicher em seu relatório que foi preparado para uma conferência em educação que começou na quarta em Nova Iorque. “Mesmo com a percepção de que ser professor é um emprego fácil, onde não se trabalha muitas horas e se tem férias de verão longas, a verdade é que os professores dedicados trabalham muitas horas, ganham pouco e em muitos casos não tem apoio”.
A conferência chancelada pelo Departamento Federal de Educação dos Estados Unidos espera que líderes e ministros da educação de 16 países e superintendentes de educação de nove estados do próprio país compartilhem suas estratégias usadas para aumentar o nível das realizações dos alunos.
Source: www.nytimes.com