
Manifestantes fecham os escritórios em protesto contra a repressão a dissidentes. Photo: Ayman Oghanna for The New York Times.
Dois partidos políticos de oposição lideraram os protestos que aglomeram manifestantes na praça Tahir em Bagdá, “queremos nossos direitos” eram as palavras de ordem.
Os manifestantes se organizaram devido a crescente preocupação quanto a repressão por parte do primeiro ministro Nuri Kamal AL-Maliki, apoiado pelos Estados Unidos, com o uso de força e outras medidas para abafar os dissidentes. No Iraque a democracia dá seus primeiros passos.
Membros do partido da Nação do Iraque e do Partido Comunista do Iraque declararam ao jornal The New York Times que dezenas de seguranças armados foram até suas casas no domingo, dois dias depois de várias manifestações.
Embora os partidos não tenham representação no parlamento ambos são críticos do governo de Maliki. “Ele está rompendo com a constituição e está rompendo com a lei”, declarou Mithal al-Alusi, líder do Partido da Nação do Iraque, e ex-membro do parlamento, a respeito de Maliki.