As manifestações e revoltas no mundo árabe estão fazendo a balança da influência política pender para o lado do Iran, quem perde espaço é a monarquia Saudita.
Ainda é cedo para escrever o capítulo final do impacto das revoltas árabes, mas o Iran já se beneficiou com o enfraquecimento de adversários árabes de acordo com o jornal The New York times.

Ministro do Interior da Arábia Saudita, Príncipe Nayef bin Abdul Aziz al-Saud. Photo by Khaled Desouki/AFP/Getty Images at The Epoch Times
A Arábia Saudita é um tradicional aliado norte-americano e uma nação sunita que se opõe a maioria xiita. Esta semana a Arábia Saudita enviou dois navios de guerra ao canal de Suez, isto não acontecia desde 1979, os novos líderes militares Egípcios, que controlam o canal, permitiram a passagem dos vasos de guerra.
O rei Abdullah, da Arábia Saudita, na quarta se reuniu com o Rei do Barein, Hamad Bin Isa al-Khalifa, para discutir o conteúdo político das revoltas da maioria xiita. Os líderes da elite sunita na Arábia Saudita e no Barein acusam as populações xiitas de lealdade ao Iran. Os xiitas rebatem dizendo que os sunitas querem a tensão étnica para justificar a falta de democracia.
Source: www.nytimes.com
Pingback: Tweets that mention Manifestações nos países árabes aumentam a influência do Iran | Blog do Luciano -- Topsy.com