Trabalhadores chineses foram intoxicados com químicos usados para fabricar a tela do iPhone.

Há semanas já corria o boato de que teriam havido problemas com o n-hexano, confirmados pelo relatório da própria Apple. Photo: macmagazine.com.br
Semana passada a Apple publicou seu anuário de condições de trabalho nos fornecedores de peças. Uma revelação escapou: 137 trabalhadores em uma fábrica em Suhouzu, na China, foram seriamente lesionados por um químico usado na fabricação da tela do iPhone.
A Apple classificou o fato como uma violação grave a segurança dos trabalhadores e afirma ter ordenado ao contratante que parasse de usar este químico altamente tóxico na sua fábrica. A Apple também afirmou que iria monitorar a condição de saúde dos trabalhadores contaminados.
Em uma entrevista para o jornal New York Times, na semana passada, quase uma dúzia de trabalhadores se declaram com sequelas por intoxicação química. Eles afirmaram que jamais foram contatados pela Apple.
Ao invés disso, o contratante, uma empresa de Twain chamada Wintek, pressionou os trabalhadores a aceitarem acordos em dinheiro que iriam eximir a fábrica de futuras responsabilidades. A Wintek nega este fato.
“Esperamos que a Apple cumpra com a suas responsabilidades corporativas.” Declarou Jia Jingchuan, 27, ao jornal americano. Ele foi exposto ao químico na planta da Wintek. O produto se chama n-hexano, e lhe causou uma lesão nervosa que provoca hipersensibilidade ao frio, obrigando Jia a usar várias camadas de roupa.
Source: www.nytimes.com
Pingback: Tweets that mention iPhone: chineses intoxicados na fabricação da tela. | Blog do Luciano -- Topsy.com