Com seu website ele já arrecadou 2,92 milhões de dólares em doações, e voluntários ajudam a revisar processos judiciais em busca de provas da corrupção russa.

O CAÇADOR DE CORRUPTOS - Alexei está determinado a por os corruptos russos na prisão, ele já arrecadou quase 3 milhões de dólares em doações. Photo: http://en.wikipedia.org
Alexey Navalny, 34, desenha cinco círculos azuis no quadro branco, para explicar o modelo do que ele chama “a clássica corrupção russa”. Ele é inteligente, auto confiante e corajoso por levantar a voz contra corruptos em um país onde os críticos do governo desaparecem, são assassinados ou até presos.
Ele foca nos últimos três anos e obtém sua informação das famosas corporações estatais que movem a economia russa e enchem os bolsos de seus administradores.
“Todos sabem que a corrupção está por todos os lados, pode parecer estranho saber disso e não por os corruptos na prisão”, explica Alexei.
No momento ele se dedica a expor para o público a recorrente corrupção admitida até mesmo pelos líderes russos como o maior problema nacional.
Recentemente ele ganhou processos judicias contra a Transneft e a Rosneft, forçando a empresa a dar acesso a documentos administrativos, incluindo atas de reuniões da diretoria. Em maio ele ganhou uma ação na justiça que forçava a polícia a descobrir exatamente que se beneficiou com as enormes doações da Transeft de 2006 a 2007 de mais de 514,5 milhões de dólares.
Navalny já está sendo objeto de ações judiciais. Ele chamou o partido que domina o governo – chamado Rússia Unida – de um partido de ladrões, durante um programa de rádio. Membros do partido, que não se identificam, contrataram um advogado que vai processá-lo. O partido não comenta o assunto.
O advogado e ativista diz não ter medo. “Qualquer que fizer um empreendimento na Rússia corre risco, é assim em jornalismo, em negócios, tudo tem risco.” Ele completa “sei que eles podem fazer o que quiserem, mas isto não vai me parar”.
Source: www.guardian.co.uk