O presidente da empresa brasileira de pesquisa em energia EPE, Maurício Tolmasquin, declarou a imprensa internacional na quinta feira que “só um minoria que não aceita nenhuma forma de energia elétrica” é contra a represa de Belo Monte. A declaração dada em uma entrevista coletiva por telefone aconteceu depois de dias de manifestação contra a hidroelétrica em Brasília, afirmou o jornal Inglês The Guardian.

A usina de belo monte pode afetar a pesca e a qualidade da água do rio comprometendo centenas de comunidades estabelecidas há milhares de anos no bacia do rio Xingu, esta é a principal razão do protesto de indígenas. Photo: http://www.consciencia.net
A EPE é a empresa responsável pelo planejamento dos projetos de geração de energia elétrica no Brasil. Tolmasquin, de acordo com o The Guardian, foi indicado pelo governo para ser o interface com a imprensa internacional após uma avalanche de críticas contra a hidroelétrica.
Tolmasquin tentou refutar todas as críticas feitas pelas organizações, mesmo com centenas de indígenas no protesto em Brasília, em 8 de Fevereiro e com a entrega de um abaixo assinado com 600 mil assinaturas se opondo a construção da represa, o presidente da EPE afirmou que isto era só o interesse de partidos e que a empresa de energia já teria ouvido as pessoas da região.
Source: www.guardian.co.uk